Cada dia que passa vemos mais e mais pessoas acessando o Facebook e excluindo sua conta do Orkut. Porém elas não sabem a diferença entre estas duas redes sociais.
O Orkut era baseado em comunidades, cada pessoa podia criar a sua própria comunidade com o tema que bem entendesse. Você podia ter uma conta no Orkut e não participar de nenhuma comunidade. Estaria ali só para se relacionar com os seus amigos. Caso fosse uma empresa, poderia ter uma conta e criar comunidades relacionadas. Isso não era proibido.
O Facebook veio com uma nova perspectiva e mudou a maneira como as pessoas e empresas devem se apresentar na rede social. O básico do básico é que uma empresa não pode ter um perfil (em hipótese alguma). Pessoas têm perfil, empresas têm páginas de fãs (fan-page) e ponto final.
Se você ainda não está convencido, leia este pontos:
Criando um perfil para sua empresa, você estará violando as regras do Facebook
O Facebook deixa claro em seus termos de serviço que você só pode ter um único perfil e que este deve ter caráter pessoal. Portanto, se você criar um perfil para sua empresa, este pode ser removido a qualquer momento. A remoção pode acontecer também após uma denúncia ao Facebook.
Eu quero ter um milhão de amigos
Perfil pessoal possui limite máximo de 5000 amigos. Alguns podem achar que 5000 não é um número pequeno de amigos. Agora imagine se você fizer tanto sucesso quanto a Coca-Cola , que em sua página já possui mais de 33.600.000 fãs?
Com a minha identidade visual
Apenas a fan page permite que você faça edições com o conteúdo que quiser. É possível colocar fotos, vídeos, fóruns de discussão, informações sobre produtos específicos, eventos e avaliações de usuários.
Para você ter idéia de como uma fan page pode ser diferente de outra recomendamos navegar nas seguintes páginas:
O grande problema: a solicitação de amizade
A principal reclamação que ouvimos de quem opta pelo perfil ao invés da fan page é que no primeiro é possível agregar amigos, enquanto que com a segundo é obrigado a esperar que o usuário clique em curtir.
Seja sincero, você sai por aí no mundo real solicitando que as pessoas sejam seus clientes ou seus amigos? Por qual motivo então, você tem esta postura no mundo virtual?
Crie promoções e sorteios e ganhe fãs. E não é preciso investir grandes quantias. Se você montar uma estratégia de lançamento, associada com uma ação de marketing e uma promoção, poderá conquistar vários fãs.
Decidiu trocar? O Facebook te permite fazer a migração.
Você deve estar pensando: Legal. Entendi os benefícios, quero criar minha Fan Page. Mas vou perder todos os meus amigos? Não se desespere, o esforço em conquistar esta base de amigos, não será em vão. O Facebook criou uma ferramenta que converte perfis em páginas de fãs. Basta acessar e seguir o passo a passo.
Bons negócios e muitos fãs para sua empresa.
Fonte: Saia do lugar